quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tadao Ando


Hey o/ Hoje vou comentar a respeito de um dos arquitetos que mais gosto, Tadao Ando.
Quem ele é: Nascido em Osaka em 1941, Tadao Ando constitui um caso invulgar, na medida em que é um autodidata no domínio da Arquitetura, em grande parte graças às suas viagens aos Estados Unidos, Europa e África (1962-69). Fundou a empresa Tadao Ando Architect & Associates em Osaka, em 1969. Quando Ihe perguntam como nasceu o seu interesse pela arquitetura, responde: “Acontece que se faziam construções no sítio onde eu morava, quando eu tinha quinze anos, e eu travei conhecimento com alguns carpinteiros. Mais ou menos na mesma época, encontrei num alfarrabista um livro sobre a obra completa de Le Corbusier. Copiei alguns dos seus desenhos, e diria que foi assim que comecei a interessar-me ela arquitetura”.


Três elementos presidem às construções de Ando: o amor da geometria, o desejo de fazer intervir a natureza e a sua preferência por materiais autênticos, sobretudo o concreto. A sua abordagem da arquitetura inclui o uso de materiais tradicionais e regionais e uma orientação técnica de princípios modernos.


Algumas obras: Casa Azuma, em Osaka,Japão (1975); Casas Rokko, em Kobe, Japão (1983-93); Capela no Monte Rokko, Kobe, Japão, (1985-86);Sede da Raika, Osaka, Japão (1986-89);Igreja na Água, em Hocaído (1988); Museu de Arte Contemporânea de Naoshima, em Naoshima, Japão (1988-92); Templo Hompuku-Ji,em Awajishima, Japão (1989-90); Pavilhão do Japão na Expo'92, Sevilha, Espanha (1992); Museu da Floresta de Túmulos, em Kumamoto, Japão (1992); Centro de Seminários e de Estudo Vitra, Weil am Rhein, Alemanha, (1992-93);o Museu Suntory, em Osaka, Japão (1994); Espaço de Meditação, UNESCO Paris, França, (1994-95); Edifício de Seminários Toto, Tsuna-gun, Hyogo, Japão (1996).



Recebeu os prêmios:
Medalha Prêmio anual Row House, Sumiyoshi, Instituto de Arquitetura do Japão, 1979
Cultural Design Prize Rokko Housing One and Two, Japão, 1983
Medalha Alvar Aalto, Associação Finlandesa de Arquitetos, 1985
Medalha de Ouro de Arquitetura, Academia Francesa de Arquitetura, 1989
Prêmio de Arquitetura Carlsberg, Dinamarca, 1992
Prêmio da Academia de Arte do Japão, Japão, 1993
Prêmio Pritzker, 1995
Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, França, 1995
Praemium Imperiale First “FRATE SOLE” Prêmio em Arquitetura, Associação de Arte do Japão, 1996
Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres, França, 1997
Medalha de Ouro Real, Instituto Real Britânico de Arquitetos(RIBA), 1997
AIA Gold Medal, Instituto Americano de Arquitetos (AIA), 2002

Centro de Seminários e de Estudo Vitra, Weil am Rhein, Alemanha

Museu de Arte Contemporânea de Naoshima, Naoshima, Japão

Igreja na Água, Hokkaido, Japão (essa é a obra que eu mais gosto, porque ele utilizou pontos de fuga para poder dar a impressão de que a cruz estivesse emergindo da água)

http://www.mediafire.com/?onjlmmtman4

http://www.megaupload.com/?d=KS359OIO

Esse é o link do meu trabalho da Faculdade sobre o Tadao (trabalho feito com o Rodrigo, ficou maravilhoso graças a ele \o/) Fiquem a vontade de usar, mas por favor ponha os créditos a quem fez! Coloque nas referências bibliográficas ou bibliografia, tanto faz, meu nome e do Rodrigo ou ponha o link do blog. Obrigada.

Bem por hoje é só isso pessoal, depois vou continuar os reviews dos animes shoujo, vou adiantando vai ser de Lovely complex e Nana, bjinhus =****

2 comentários:

Blacksad disse...

Any chance you could upload that file again??

Deia-neesan disse...

yes, i have already uploaded this file, please make a mention about where you took the file, if you use it somewhere (job, school....), thanks ^^